04/07/2014 Segurança do Paciente é tema de nova campanha do CBA / Clínica de Olhos Dr. Luis Tadeu Ambros

O que pode trazer mais segurança ao paciente na hora de uma consulta ou tratamento? Responder esta pergunta é o objetivo da nova campanha de Segurança do Paciente desenvolvida pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante exclusivo no Brasil da maior agência acreditadora em saúde do mundo, a Joint Commission International (JCI).

Segundo estudo apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no ano passado, de cada dez pacientes, pelo menos um acaba passando por incidentes que resultam de dano não intencional, decorrente da assistência. Cerca de 67% dos casos poderiam ser evitados com a adoção ou reforço de medidas de segurança do paciente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Joint Commission International (JCI).

Para o coordenador de educação do CBA, Heleno Costa Júnior "a segurança do paciente é uma responsabilidade individual de cada profissional que presta cuidados de saúde". Por isso, para orientar estes profissionais a assistirem melhor seus pacientes, a campanha do CBA destaca, entre outras atitudes, a atenção ao paciente, o cuidado com a higiene das mãos, o esclarecimento e a concordância ao iniciar procedimentos e tratamentos.

Além disso, também dá dicas do que o paciente pode fazer para ter uma assistência mais segura. Entre elas: perguntar tudo sobre seu tratamento, compartilhar todos os seus sintomas com o profissional e alertar sobre possíveis alergias.

Diversificando às campanhas anteriores, feitas em formato banner e cartaz, a campanha Segurança do Paciente foi criada em tamanho flyer, objetivando que os hospitais acreditados ou em preparação para acreditação da JCI possam imprimir a peça e distribuí-la entre colaboradores, pacientes e familiares. Para baixar a arte, basta acessar o site www.cbacred.org.br.

A campanha Segurança do Paciente é a quinta ação desenvolvida pelo CBA para seus parceiros. As outras quatro foram: Prontuário do Paciente, Gerenciamento de Risco, Metas Internacionais de Segurança do Paciente e Direitos do Paciente e Familiares.


Autor: Cristina Miguez 
Fonte: SB Comunicação 
Autor da Foto: Reprodução Facebook Cba 

Mais notícias

Desenvolvido por Webproj