CIRURGIAS

Cirugia Ambulatorial de Catarata

A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local ou geral e frequentemente como cirurgia ambulatorial. É a única forma eficaz para remover o cristalino opaco do olho. A catarata não pode ser removida com laser, como é crença geral. Cirurgia com laser pode, contudo, ser usada após a cirurgia de catarata, quando se forma a membrana atrás da lente implantada (cápsula) e que se torna opaca. Os avanços tecnológicos melhoraram a técnica cirúrgica da catarata. Porém, as pesquisas no sentido de se impedir o seu aparecimento ou mesmo conter a sua evolução com colírios, dietas, exercício ou medicamentos não mostraram ser eficazes até os dias de hoje.

Uma vez opaco, o cristalino é removido e o paciente necessita de uma lente substituta para poder focalizar com esse olho. Avanços médicos conseguiram novas formas para restaurar a visão após a remoção do cristalino. Uma delas são as Lentes intra-oculares. Que são lentes permanentes implantadas dentro do olho durante a cirurgia de catarata. A única forma de se restabelecer a visão é com a remoção da catarata e a colocação de uma lente artificial em seu lugar. Ao contrário do que se pensa a catarata não pode ser removida com laser. Somente a catarata secundária, (aquela que pode formar-se após a cirurgia da catarata) é passível de tratamento com laser. Essa forma de catarata é tratável em menos de um minuto com aplicação de yag-laser no próprio consultório. Ela ocorre em aproximadamente em 40% das cataratas operadas com mais de dois anos de evolução.

A cirurgia de catarata é relativamente simples; embora, como toda cirurgia intra-ocular, seja delicada e envolva cuidados especiais no pós-operatório. Após a cirurgia, existe uma mudança muito rápida da curvatura da córnea, que começa a se estabilizar por volta de trinta dias após a operação, estando praticamente estabilizada em noventa dias. Por esse motivo, na maioria das vezes receitam-se os primeiros óculos no prazo aproximado de trinta dias, pois, caso contrário, quando os óculos estivessem prontos, o grau já haveria modificado, perdendo-se as lentes. A cirurgia de catarata utilizando-se a facoemulsificação é a técnica mais moderna. Devido à reduzida extensão da incisão, permite a recuperação mais rápida da visão.

Há necessidade de uso de colírios no pós-operatório, por tempo prolongado, para se evitar inflamações oculares importantes (apesar de inerte, a lente intra-ocular não deixa de ser uma prótese intra-ocular).



Agende uma consulta pelo telefone (51) 3341.9980

Desenvolvido por Webproj