10/07/2014 Apesar de preço atraente, óculos de farmácia e camelôs podem ser vilões da visão / Clínica de Olhos Dr Luis Tadeu Ambros

Mas algumas ações realizadas no dia a dia podem comprometer esse sentido, como uso de colírio sem recomendação médica, dormir com lentes de contato e até usar óculos prontos comprados em farmácia, aeroportos e camelôs. Por isso, no Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado nesta quinta-feira (10), especialistas ensinam alguns cuidados para manter seus olhos saudáveis. Confira:

Apesar de o preço ser atraente, o oftalmologista Wilmar Silvino, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, desaconselha a compra de óculos prontos em farmácia, aeroportos e camelôs.

— Além de terem exatamente o mesmo grau para as duas lentes, o que é difícil ocorrer no dia a dia, eles não corrigem o astigmatismo.

Segundo ele, os sintomas de que os óculos não funcionaram são sonolência, ardência nos olhos e falta de rendimento no trabalho.

Como qualquer remédio, o colírio deve ser usado apenas com orientação médica, avisa o oftalmologista Milton Ciongoli, da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

— Como qualquer medicação, o uso indiscriminado pode causar várias complicações, como glaucoma e catarata.

Você usa lente de contato? Os especialistas orientam não dormir com elas, mesmo que o fabricante garanta que isso é possível. Silvino explica que “durante o sono, pode ocorrer perfuração da córnea sem que o paciente perceba”. Além disso, Ciongoli lembra que as lentes diminuem a oxigenação da córnea, o que pode levar a lesões graves.

Em dias ensolarados, os oftalmologistas recomendam o uso de óculos de sol. Mesmo assim, eles orientam não olhar diretamente para a luz solar, evitando uma possível queimadura na retina.

Silvino lembra que usar boné, quando possível, também é uma forma de proteger os olhos.

Outra dica de Ciongoli é não ficar muito tempo no computador. Segundo ele, o ideal é a cada 40 ou 50 minutos na frente da tela dar um descanso para os olhos de 10 minutos.

Crianças devem visitar o oftalmologista antes dos três anos, mesmo sem apresentar nenhum sintoma aparente. Isso porque micro desvios, que não são perceptíveis para leigos, podem levar à atrofia do nervo ótico, adverte Silvino.

— Depois dessa idade, esse processo é irreversível.

Os problemas mais comuns na infância são desvio de um dos olhos e manchas brancas no centro dos olhos.

Todas as pessoas acima dos 40 anos devem fazer visitas periódicas ao oftalmologista, avisa Silvino.

— Após essa idade, o organismo começa uma linha degenerativa, que inclui o tecido ocular.

Nessa faixa etária, os problemas mais comuns são sinais de hipertensão arterial, diabetes e glaucoma.

No caso de pessoas diabéticas ou hipertensas, a recomendação é ir ao especialista a cada seis meses. Isso evitaria as consequências dessas doenças que levam à perda da visão, ressalta Silvino.

— A identificação e o tratamento precoce, somado à conscientização das pessoas, são ferramentas poderosas contra a cegueira.

No caso de pessoas diabéticas ou hipertensas, a recomendação é ir ao especialista a cada seis meses. Isso evitaria as consequências dessas doenças que levam à perda da visão, ressalta Silvino.

— A identificação e o tratamento precoce, somado à conscientização das pessoas, são ferramentas poderosas contra a cegueira.


Autor: Redação 
Fonte: R7 - Saúde 

Mais notícias

Desenvolvido por Webproj